Processo de Fabricação | Vidros Temperados em Macapá
A fabricação do vidro temperado é realizada por meio de um forno de têmpera horizontal ou vertical que o torna mais resistente a choques mecânicos e térmicos, preservando suas características de transmissão luminosa e de composição química.
No processo de têmpera o vidro é submetido a um processo de aquecimento e resfriamento rápido que o torna bem mais resistente à quebra por impacto, apresentando, assim, uma resistência até cinco vezes maior que a do vidro comum. Depois de temperado, o vidro não pode ser beneficiado, cortado, furado, etc. Portanto, qualquer processo de transformação tem de ser feito antes do processo de têmpera.
O processo de têmpera horizontal, com os vidros transportados em roletes, evita marcas de pinças características da têmpera vertical em suas laterais. O sistema de têmpera horizontal também permite a produção de vidro temperado em grandes chapas e pequenas espessuras.
Benefícios
Ao contrário do vidro comum, o vidro temperado é considerado um vidro de segurança por ser mais rígido e por se estilhaçar em pequenos fragmentos não cortantes quando é danificado. É Resiste também ao choque térmico, flexão, flambagem, torção e peso.
Aplicações
Aconselha-se o uso do vidro temperado em locais que requerem resistência, pois suas propriedades físicas fazem com que ele seja menos suscetível a causar ferimentos graves ao se estilhaçar, sendo de grande utilidade para áreas onde a segurança é um fator importante. Atualmente ele é utilizado em boxes de chuveiro, portas de vidro, frontões de lareira, nas janelas laterais e traseiras dos automóveis, utensílios de cozinha e na maioria das aplicações em que possa ocorrer sua quebra por manuseio ou contato humano.