O Vidro | Vidros Temperados em Macapá
O vidro temperado de Portas e Janelas, é o vidro que passou por tratamento térmico (têmpera) ou químico para modificar suas características como a dureza e resistência mecânica.
Desde objetivos decorativos, até o uso da mais moderna tecnologia para vidros de uso automobilístico, novas formas de vidro temperado aparecem para melhorar a vida das pessoas. Vidros cerâmicos, com superfícies tratadas, fibras óticas, fibras para reforço de materiais plásticos e vidros de segurança, como o vidro temperado e o laminado.
Características
O vidro temperado é mais rígido, tem maior resistência térmica e se estilhaça em pequenos fragmentos quando é danificado.
Utilidade
Suas características torna-o menos susceptível a causar ferimentos graves ao se estilhaçar mostrando grande utilidade quando a segurança é uma questão a ser considerada. Actualmente ele é utilizado nas janelas laterais e traseiras dos automóveis além da maioria dos utensílios de cozinha como panelas (”Pyrex”), pratos e alguns copos também são feitos com vidro temperado. Por sua grande resistência e baixa probabilidade de ferimentos ele é utilizado nas maiorias das aplicações em que possa ocorrer sua quebra por manuseio ou contato humano.
Os projetos de construção mais modernos investem nos vidros temperados, imprescindível a qualquer obra. O vidro temperado conserva as qualidades do vidro comum, como transparência, resistência química e durabilidade, com o acréscimo de serem cinco vezes mais resistentes. Quando o vidro temperado se quebra, apresenta fragmentos pequenos, não pontiagudos e sem arestas cortantes. Por isso, é chamado de vidro de segurança.
Veja onde devem ser substituídos os vidros comuns por vidros temperados:
• Portas e laterais que possam ser confundidas com portas;
• Envidraçamento a 80cm, ou menos, do assoalho;
• Sacadas;
• Envidraçamento em banheiros e piscinas;
• Áreas de risco comum, como playgrounds e clarabóias;
Em qualquer uma das áreas citadas deve-se usar vidros de segurança, como o temperado, que se quebra em pequenas partes não cortantes, ou o laminado, que ao quebrar não se estilhaça, mantendo os cacos unidos por uma espécie de plástico colante, chamado de PVB.
Assim, evita-se que acidentes mais graves aconteçam.
